Da selva obscura à contemplação de Deus: o percurso de uma viagem ideal para além do universo conhecido. A viagem de Dante
para se libertar das catastróficas consequências do pecado e alcançar a
beatitude eterna da contemplação de Deus, ocorre ao longo de um
percurso constantemente orientado para esquerda, no inferno, e para
direita na subida da montanha do purgatório.
Dallo
smarrimento nella selva oscura alla contemplazione di Dio: il percorso
di un viaggio ideale entro ed oltre i confini dell’universo conosciuto. Il
viaggio di Dante per liberarsi dalle catastrofiche conseguenze del
peccato e raggiungere la beatitudine eterna della contemplazione di Dio,
avviene lungo un percorso costantemente rivolto verso sinistra,
nell’inferno, e nella opposta direzione, sempre girando verso destra,
nella salita del purgatorio.
Os
passos do poeta nos dois primeiros reinos, com a paterna guia de
Virgílio, desenham, portanto, uma espiral horária, no inferno e uma
anti-horária, no purgatório. Dante com certeza imaginava um preciso
significado alegórico-moral ao indicar estas duas opostas direções.
Lembramos que Dante percebe que se encontra numa selva obscura, tendo
perdido a 'direta via', a que segue as virtudes e foge dos vícios.
I
passi del poeta nei primi due regni, sotto l’amorevole e paterna guida
di Virgilio, disegnano pertanto, nel loro complesso, una linea spirale
in senso orario (verso sinistra) nell’inferno, ed antiorario (verso
destra) nel purgatorio. Sicuramente
Dante aveva in mente un preciso significato allegorico - morale,
indicando queste due opposte direzioni. Teniamo presente che Dante si
accorge di trovarsi in una selva oscura, avendo smarrito ‘la diritta
via’, quella che segue la virtù e fugge i vizi.
Ainda hoje, direta e direita são empregados como sinónimos. com valor simbólico de 'justo,
bom'; o contrário para esquerda, que indica um valor 'errado,
desfavorável'. Estes valores, na época, deviam ser muito mais fortes que
hoje. Rodar em direção a direita parece, portanto, consoante com um
percurso de libertação do pecado, como acontece no purgatório, enquanto
na descida para o inferno ocorre o contrário, para conduzir Dante à
visão direta e cada vez mais pesada das extremas consequências do
pecado, para que possa encontrar a força e a determinação para livrar-se
dele.
Ancor
oggi destra e diritta sono usati come sinonimi, con un valore simbolico
di ‘giusto, corretto, buono’; il contrario per sinistra, connotata da
un valore negativo di ‘erroneo, sbagliato, sfavorevole’. Valori che,
all’epoca, dovevano essere molto più forti d’oggi. Girare
verso destra, appare pertanto consono al percorso di purificazione dal
peccato, seguito nelle cornici del purgatorio, mentre la discesa
all’inferno avviene in senso opposto, dovendo portare Dante alla visione
diretta e sempre più penosa delle estreme e nefaste conseguenze del
peccato, per trovare la forza e la determinazione di liberarsene.
Alcançado
o paraíso terrestre, já completamente purificado e liberado também da
lembrança dos pecados cometidos, Dante transcende os limites físicos
humanos numa ascensão direta para o alto e completamente livre de uma constrição gravitacional e de qualquer limite espaço-temporal.
Giunto
al paradiso terrestre, ormai completamente purificato e libero anche
dal ricordo dei peccati commessi, Dante trascende i limiti fisici umani
in una ascensione diretta verso l’alto e del tutto libera da ogni
costrizione gravitazionale e da ogni limite spazio-temporale.
legal
ResponderExcluirOs valores daquela epoca com certeza era diferentes. É interessante ler livros antigos para entender o pensamento daquele Zeitgeist.
ResponderExcluirQuem quiser ler a Divina Comedia tem o livro aí https://taxologia.com/arquivos/public/a-divina-comdia-eb00002a.pdf